Sep 11, 2012

Bases da Bourjois: resenha comparativa

Oi meninas, aqui vai o post tão esperado :)
Demorei porque eu queria tirar essas fotos, nossa como dá trabalho tirar fotos fiéis de "antes e depois".

Obrigada a todas que deixaram comentários e emails desejando boa viagem!

Photobucket

Bourjois Healthy Mix e Healthy Mix Serum

A base Bourjois Healthy Mix na versão normal (não "serum") vocês já conhecem e eu já fiz resenha aqui. Gosto muito dela, é uma base no meio termo de tudo: cobertura média (podendo aumentar com mais camadas ou fica mais leve, dependendo da aplicação); acabamento nem mate e nem molhadinho; perfeita para peles normais, nem muito secas e nem muito oleosas (mas acho que todas podem usar, peles mais secas devem apenas passar hidratante antes para a base não pesar e peles muito oleosas devem usar um primer específico para que a base dure as 8h que ela dura na minha pele normal).

Eu gosto dessa base para tudo, tanto para eventos tipo casamento mesmo (duas camadas finas dela dá pra mim), quanto para o dia a dia (apenas uma camada fina ou, na maioria das vezes, misturo um pouco de hidratante).

A Healthy Mix Serum é a irmã mais leve dela, a diferença entre as duas é muito pequena, tive que usar várias vezes as duas para chegar a uma conclusão.

A orientação oficial da marca é que a versão normal é para peles normais a oleosas e a versão serum para peles normais a secas. Concordo, a maior diferença entre as duas é a performance durante o dia, a versão serum durou um pouco menos na minha pele e segurou menos a pouca oleosidade que eu tenho em dias mais quentes, embora não tenha sido nada gritante, eu percebi com o toque. Essa diferença já é perceptível na hora que você aplica, a serum demora mais para secar.

Quanto à cobertura e acabamento a diferença é pequena, a Healthy Mix tem um pouquinho mais de cobertura e tem o acabamento um pouquinho menos molhadinho que a Healthy Mix Serum, mas é pouca coisa. Sinto a diferença também na aplicação, a versão normal é um pouco mais espessa e é bom espalhar bem, a versão serum você pode aplicar com as mãos e parece um hidratante.

No geral, acho a versão normal mais versátil pois você pode tanto fazer mais camadas e conseguir mais cobertura sem ficar super pesado quanto aplicar com uma esponja molhada ou misturar um pouco de hidratante para ficar mais leve e com acabamento mais luminoso. A versão serum não dá para fazer mais de duas camadas e não aumenta muito a cobertura, pois ela parece um hidratante mesmo, é uma base muito bonita, mas eu não usaria ela para um casamento por exemplo, a não ser que minha pele fosse ultra seca.



















Bourjois Flower Perfection

Segundo a marca, essa é a base para peles oleosas e para quem quer mais cobertura. Novamente, concordo, a cobertura dela equivale a duas ou três camadas da Healthy Mix.

A consistência é mais espessa e ela não fica com cara de máscara (a não ser que você passe demais, para mim duas camadas é o máximo e olhe lá, dependendo da aplicação), mas cobre muito bem. O toque também corresponde a uma base para peles oleosas, seca rápido e fica no lugar, para remover precisa de demaquilante.

Apesar de não ser meu tipo de base eu achei ela muito boa, principalmente pelo fato de ela ter uma cobertura alta e ser boa para peles oleosas, mas o acabamento não ser mate (o que é raro). O acabamento é natural, nem mate e nem outra coisa, rs.

Recomendo, a única coisa é que, como toda base mais espessa e de alta cobertura, a aplicação requer cuidado. Se aplicar com a mão ou pincel de qualquer jeito, em uma pele pouco hidratada ou sem primer, vai pesar e ficar com muita cara de base. A pele precisa estar macia (primer é o ideal para que a base não acentue as superfícies irregulares, pelinhas etc.) e precisa espalhar bem e rápido, pois ela seca rápido. O melhor jeito de aplicar esse tipo de base é com esponja (e se molhar o acabamento e cobertura ficam mais leves), como eu não tenho saco eu uso esses pincéis tipo flat kabuki (tipo o F80 da Sigma) e esfumo com fé mesmo. Também tem a técnica de aplicar e depois "polir" com pincel desse tipo ou duo fiber, o que é bom com bases desse tipo com cobertura alta e que grudam na pele. Eu não testei a esponja que veio na tampa embalagem, mas imagino que ela venha junto porque realmente essa base se beneficia desse tipo de aplicação.

No geral, o mais impressionante para mim foi a junção de cobertura alta e longa duração com acabamento não totalmente mate, que faz dessa base uma opção um pouco mais natural do que a maioria das opções para quem quer muita cobertura e um toque bem seco.

Na foto o acabamento parece mais fosco do que realmente é, na realidade é tem um pouco de luminosidade (mas o toque é super seco)


 photo 174d6701-5f06-4686-9ed4-6da25beb8ea8_zpsf7b092f2.jpg

Bourjois 123 Perfect

Essa base é vendida como uma base com pigmentos corretores para igualar o tom da pele etc. Isso é marketing básico porque primeiro óbvio que toda base vai igualar o tom da pele mais ou menos, afinal você está passando um treco no rosto... Enfim, descrevendo ela como uma base entre outras eu diria que ela é a que tem cobertura mais leve de todas aqui e mais adequada para peles normais a secas.

Ela se aproxima da Healthy Mix Serum, mas é mais líquida e tem cobertura mais leve ainda. Quanto à duração, em mim foi mais ou menos igual à Serum, quase um dia todo, acho que ela se beneficia de um pózinho ou primer e não recomendo para peles oleosas ou em dias quentes demais, eu gostei no inverno daqui de SP. Uma coisa que eu gostei é que apesar de bem líquida e leve ela seca relativamente rápido, a sensação na pele é de nada mesmo, enquanto que a Serum, por exemplo, é de que você passou um creminho e depois de uns minutos absorve.

Mas ela tem um problema, oxida e não é pouco. Dá para ver na foto, em mim a cor 52 ficou inviável e todas essas bases eu uso na cor 52. Então recomendo a 52 para pessoas que são tipo 54 na Bourjois ou NC/W 30 na Mac.

Bourjois123 photo Bourjois123.jpg

Resumindo, se você procura uma base versátil para o dia a dia ou eventos, de cobertura média e acabamento natural não tão "molhadinho" recomendo a Healthy Mix, se você quiser uma base apenas para o dia a dia com cobertura leve e acabamento bem natural tipo "molhadinho" recomendo a Healthy Mix Serum.

Se você procura uma base para eventos, com mais cobertura, ou sua pele é muito oleosa re você gosta de acabamento mais opaco (essa é acetinada mas fica bem sequinha) recomendo a Flower Perfection (você pode usar ela com esponja molhada para diminuir a cobertura para o dia a dia e ainda se beneficiar de ser uma base para peles oleosas).

Não sei se recomendo a 123 Perfect, por causa da oxidação. Ninguém merece base que oxida e te deixa amarela.

32 comments :

  1. Onde você comprou as suas bases Bourjois?

    ReplyDelete
  2. Irianne, essas uma amiga trouxe para mim mas eu jea comprei na Sacks, Asos e mercado livre.
    beijoss

    ReplyDelete
  3. Pensava muito em comprar uma base da Bourjois, principalmente a Healthy Mix, mas onde moro é muito quente e não tenho muito costume de ficar com base no calor - por isso, prefiro os BB Creams. Adorei a resenha, foi bem esclarecedora! Percebi que a Healthy Mix não seria muito boa para o meu rosto e sim a Flower Perfection. Adoro seus posts. :)

    ReplyDelete
  4. Tenho a Healthy Mix Serum e gosto demais. Estou pensando em comprar a versão normal tbm. mas fiquei desejando imensamente a Flower Perfection.

    Que bom que vc voltou. Gosto muito dos seus posts!

    ReplyDelete
  5. Excelente post!
    Tenho a Healthy Mix e gosto bastante, mas a minha cor 55 ainda é um pouco rosada pro meu rosto (NC35). Agora já sei que não vou gostar de nenhuma dessas outras bases da Bourjois.
    Adorei, já sei que não vou comprar!
    Beijoss

    ReplyDelete
  6. Tem como não amar seus posts de base???? NÃO... rs
    Adoro!!!
    Estou numa fase "base", tenho adorado usar mesmo no dia a dia, coisa que nao fazia e estou optando pelas que eu posso usar sem pó, pra dar um efeito mais natural. TEnho usado muito a matchmaster e a dior skin nude. A Health mix eu sinto a necessidade de usar pó. VC usa pó sob ela??
    BJs

    ReplyDelete
  7. Ahh adorei a comparação! ficou ótima! sempre tive vontade de usar a health mix, mas não sabia se ficaria bem para mim! Agora já vou experimentar :)

    bjos

    ReplyDelete
  8. Que bom que você voltou!!
    Estava esperando a sua resenha para comprar uma base da bourjois, acho que vou ficar com a Healthy Mix!
    Gosto muito do seu blog, é sempre muito esclarecedor.
    Bjos!!

    ReplyDelete
  9. Que bom q voltou!!! Adorei o post. Beijosss

    ReplyDelete
  10. Antonia,
    eu gostei mais da serum do que da healthy normal? kkkk
    Achei que ela é fantástica no aspecto. E, mesmo com minha pele oleosa, não senti que ela dura menos que a Healthy não (mas estamos no "inverno")...
    A 1,2,3 eu odiei: testei a da Dáf, não comprei ainda bem! haha
    Ela oxida horrores.
    Beijos!

    ReplyDelete
  11. Denise, sério? Em mim a Serum fica mais hidratante mesmo sabe? A normal é mais resistente e seca mais rápido. beijoss

    ReplyDelete
  12. Oi Antonia!
    Olha eu adorei as infos de todas, você explica super bem, adoro suas resenhas.^^
    Pelas suas fotos ainda achei a Serum mais bonita! Quero experimentar a H.M "não serum" tb, rs
    Acho que minha pele anda mais seca que o normal, por isso curti demais a serum até pra festas.
    bjo!!
    Suzue

    ReplyDelete
  13. Oi Antonia!

    Imagina eu que comprei a 53 da 123... fico um oompa loompa, como diria a Rê! (rs) Realmente, eu não curti muito essa, mas gostei muito da Flower Perfection e até a Serum eu curti, pra usar no verão (a cobertura dela é mais leve do que costumo usar, por isso que acho que no verão vai ser ótimo!).

    Ótima resenha!

    Beijos

    ReplyDelete
  14. Oi, Antônia, sou leitora silenciosa, que adora seus posts! Amei a resenha. Percebi que para mim ideal mesmo seria a Flower Perfection, mas eita basesinha difícil de encontrar!!! Até mesmo na net. Se alguém souber aonde encontrá-la, por favor, me avisem!
    Bjos!

    ReplyDelete
  15. Olá, Antonia!

    Sou leitora assídua, mas silenciosa e amo seus posts sobre bases! Pelas suas informações a Flower Perfection seria pefeita pra mim, mas que basesinha difícil de encontrar! Até na net. Se alguém souber de algum lugar, por favor, me avise. Bjos!

    ReplyDelete
  16. Eu comprei primeiro a Healthy Mix Serum (depois de ler sua resenha positiva da versão normal) e adorei! Foi minha base preferida até hoje. Daí ela acabou e estava em falta na Sacks. Acabei comprando a versão não serum. Também gostei, mas achei que ela durou menos e a oleosidade da zona T apareceu mais rápido. Engraçado que pra você foi ao contrário, haha.

    No meu entendimento, a versão serum, por ser 'gel foundation' é justamente indicada para peles normais a oleosas. Sempre que compramos cremes e tal, a indicação de gel hidratante é para as peles mistas e oleosas. Então acho que a Serum é indicada para peles normais a oleosas.

    A minha acabou e estou comprando, por isso lembrei de vir aqui comentar! :)

    Bjo

    ReplyDelete
    Replies
    1. Michelle, quando vi gel no nome também achei isso, mas na prática não é gel a base (comparo com a Face & Body MUFE que é um gel mesmo) e aí experimentando cheguei a essas conclusões. Aí vi a Lisa Eldridge recomendando a normal para peles mais oleosas e a Serum para peles mais secas e fiquei mais tranquila com o fato de que Serum na verdade não significa mto nesse caso ahaha. Mas vira e mexe acontece das pessoas terem resultados opostos mesmo! Cada pele é uma neh, por mais que a gente leia resenhas tem que experimentar
      Beijosss

      Delete
  17. Olá Antonia,
    Gostei muito do seu post!
    Será que vc saberia me dizer qual das bases da Bourjois "substituiu" a Base Bourjois Fond De Teint Pincel? Eu usava a de num 33, mas parece q a bourjois parou de fabricar essa base. E ela era excelente para meu tipo de pele!
    Já comprei uma da Shiseido por 200 Reais, uma da Artdeco por 150 Reais e foi dinheiro jogado fora. Pq as duas säo uma porcaria para a minha pele!
    Bjs

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi! Não sei te dizer, nunca experimentei essa do pincel, não sei como era, como é sua pele?
      beijoss

      Delete
    2. Entäo, ela é um pouco oleosa. Mas pouca coisa. Essa base fixava o dia inteiro! Era fantastica. Eu comprei pela Sephora ontem a Base Healthy Mix Fond de Teint - 52 - Vanille e a Base Fond de Teint Healthy Mix Serum - 051 - Vanille Clair para experimentar! Cada uma estava por incríveis R$ 10,00! Acho q era promocäo!
      Vou testar e depois te falo o q achei!
      Um beijo
      Tatiana

      Delete
    3. Putz, eu essa promoção mas cheguei tarde demais! Achei mto estranho tbm... será que acabou Boujois na Sacks?
      Que bom que vc vai poder experimentar as duas sem ter que pagar 200,00 rsrs
      beijoss

      Delete
  18. This comment has been removed by the author.

    ReplyDelete
  19. This comment has been removed by the author.

    ReplyDelete
  20. Este post é óptimo, parabéns : ) Pelas várias reviews que tenho visto o sérum é mais adequado à minha face, mas prefiro a cobertura que a original healthy mix dá : )

    http://www.thediariesofmissbad.pt/

    ReplyDelete
  21. Bella, recém conheci seu blog e estou completamente apaixonada!
    Posso tirar uma dúvida com você?
    Estou indo para a França em janeiro e quero muito comprar uma base lá, que para mim é muito difícil encontrar algo em conta aqui no Brasil já que sou muito branquinha. Não sei qual seria minha cor na MAC, infelizmente, para você ter uma idéia, mas acho que temos a cor de pele bem parecidinha. Eu estava certa de que ia comprar a Healthy Mix na cor 51, até descobrir que não vendem a cor 51 na França, lá só a partir da 52 (agora eu te pergunto, a Bourjois é francesa e é justamente lá que eles não tem um produto?? vai entender)..
    Pesquisando por aí vi umas meninas falarem que a diferença de cor entre a 51 e a 52 é muito pequena, que a 52 é muito pouco mais escura que a 52, entretanto é um para quem tem o tom mais rosado (o que seria bom para mim). Pesquisando mais um pouquinho, li que a Healthy Mix Serum é uma base em que todos os tons tem um fundo mais rosado, o que achei que seria ótimo para mim e ainda por cima vende a cor 51 na França! Estou em dúvida se compro uma 52 da Healthy Mix ou a 51 da versão Serum porque estou com medo de a Serum ter cobertura e duração menor. Só a título de uma informação que talvez te ajude a responder minha pergunta, minha pele não é oleosa, é de normal a seca.
    Bella, mais uma vez, parabéns pelo seu blog e principalmente por suas resenhas, que parecem muito sinceras. Sinto que você se preocupa em trazer produtos de beleza para a realidade de quem não quer gastar fortunas em produtos que aqui no Brasil costumam ser caríssimos.
    Aguardo ansiosamente sua resposta! Beijos

    ReplyDelete
  22. Olá Bella, tudo bem? Descobri seu blog hoje (!) e adorei, por isso já vou tomar a liberdade de te pedir uma opinião, ok?
    Estou indo para a França em Janeiro e estava pesquisando sobre bases que gostaria de comprar lá, acho um produto muito difícil de se comprar no Brasil.
    Estava decidida a comprar a base Healthy Mix quando vi que na França não vende a cor que eu penso que seria a mais adequada para mim, a 51. Pesquisando por aí, li que a diferença de cor é muito pouca entre a 51 e a 52, a 52 sendo muito pouco mais escura e com um tom mais rosado, enquanto a 52 tem um tom mais amarelado. Lendo mais, vi que a versão Serum é uma base em que todos os tons são mais apropriados para quem tem a pele mais rosada e, além disso, na França existe para vender a versão Serum na cor 51.
    Estou em dúvida quanto a se a versão Serum tem uma cobertura tão boa quanto a versão original e se ela dura tanto na face também.
    Se for te ajudar a responder, minha pele não é nada oleosa, é de normal a seca.
    Bella, adorei muito seu blog, principalmente as reviews que parecem muito sinceras e também sua preocupação em fazer de maquiagem algo acessível para todos.

    Aguardo ansiosamente sua resposta, beijinhos

    ReplyDelete
  23. Oi Júlia! Então, sobre esse lance de tons rosados eu diria que nenhuma das cores nem da normal e nem da serum são realmente rosadas ou amareladas, são todas neutras, são tons de bege mesmo, não pendem demais (a ponto de você notar na cara) nem para um lado e nem para o outro. Na França as lojas que vendem Bourjois costumam ter mostruários então você pode testar lá (o melhor lugar é o Monoprix, as farmácias não costumam vender maquiagem), mas realmente a 51 e a 52 são parecidas. Aho que você gostaria tanto da Serum quanto da normal, se você vai usar mais no inverno recomendo a Serum, ainda mais se sua pele não é oleosa. A diferença de cobertura das duas é quase nada, a normal tem um tiquinho só mais, mas se sua pele estiver meio seca a serum vai ficar melhor.
    Espero ter ajudado
    Beijos
    Antonia

    ReplyDelete
  24. Olá, primeira vez no blog! Gostei muito da sua resenha,explicou bem! descobri essa base agora! e a flower perfection fica linda na pele.. ela serve mesmo para pele oleosa ?
    bjoks

    ReplyDelete